quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trabalho remoto tem grande futuro no Brasil, diz especialista

O professor, sociólogo e especialista em relações do Trabalho, José Pastore, disse nesta quarta em palestra na Câmara dos Deputados que o trabalho virtual ou teletrabalho irá “arrebanhar grande contingente de brasileiros” na próxima década.

“O teletrabalho é o regime do futuro e o que mais se expande no Brasil. Ele melhora a qualidade de vida das pessoas em geral não só porque elas ficam mais em casa mas também em razão de que assim elas não precisam circular tanto nos centros das grandes cidades. Isso melhora trânsito e evita novas construções”, disse o professor.

Pastore preferiu não arriscar falar em números. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação feita entre 3.700 empresas no ano passado revelou que o teletrabalho está presente em 25% delas. Em 2006 o índice era de 15%.

Na Câmara, projeto que regulamenta o trabalho remoto está na Comissão de Constituição e Justiça, depois de ter sido aprovado pela Comissão do Trabalho no dia 19 de maio.

Segundo a proposta, a relação de emprego no teletrabalho será regida pela Consolidação das Leis do Trabalho. Entre outras prerrogativas, o teletrabalhador terá direito a salário, férias, feriados, licenças previstas na CLT e faltas por doença. Os teletrabalhadores não terão direito a horas extras, por se tratar de jornada aberta, e a remuneração deverá ajustar-se às horas normais de trabalho.


Fonte: Blog do MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário