terça-feira, 29 de junho de 2010

JORNAL DA SANTA SÉ INAUGURA COLUNA ESPORTIVA COM EX-JOGADOR RIVERA

Cidade do Vaticano, 29 jun (RV) – "Se o DNA tem pouca criatividade." Com este título, o ex-jogador Gianni Rivera, primeiro italiano a vencer a Bola de Ouro em 1969, inaugurou sua colaboração com o jornal da Santa Sé, L'Osservatore Romano.

O artigo analisa algumas peculiaridades da Copa do Mundo na África do Sul, destacando dois elementos: o fim da era dos times "fregueses", representada pelas seleções asiáticas e africanas, e a primazia do físico sobre a técnica.

Para Rivera, esta Copa testemunha que no futebol "o DNA se modifica em continuação", pois o jogo dos últimos anos se tornou mais muscular, reforçando a parte física para substituir a habilidade individual. "Os times de hoje não apresentam diferenças, parecem uma a cópia da outra" – escreve.

A conseqüência disso é que a criatividade e os lances refinados estão diminuindo, e os estilos que caracterizavam cada região vão se diluindo.

Todavia, conclui Rivera, saudosismos não têm vez, e frases como "na minha época era muito melhor" não fazem sentido. É impossível voltar atrás, "as épocas se abrem e se fecham", e não é possível prever as mudanças que o futebol sofrerá no futuro. (BF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário