quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Qual a religião de seu super herói preferido?

Fonte: Mutante X

Aproveitando que o Vaticano declarou recentemente que Homer Simpson é um modelo de cristão católico, nosso blox resolveu fazer um levantamento sobre a religião de alguns super-heróis conhecidos.

É bem verdade que o conceito de heroismo sempre esteve intimamente ligado com a religião. Basta estudar mais a fundo a mitologia greco-romana, por exemplo, onde os deuses possuem poderes que os assemelham aos super-heróis conhecidos. Hércules não tem superforça? Mercúrio não é superveloz? Netuno não é o Senhor dos Mares? Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Thor era cultuado pelos vikings

A mitologia nórdica também tem seus deuses-heróis que ajudavam e inspiravam os vikings em suas batalhas. É verdade que esses deuses foram adaptados para os quadrinhos e transformados em personagens coloridos, mas muito antes disso acontecer, eles já povoavam o imaginário e a devoção dos povos antigos.

Semelhanças à parte, alguns personagens de quadrinhos também exprimem sua fé. Alguns declaradamente, outros nem tanto, mas deixam pistas que podem nos levar à conclusão de suas crenças. Então, vamos à lista:

Demolidor, Noturno, Hellboy, Hulk e Adaga são católicos

Católicos: Noturno, dos X-Men, entrou no seminário por um período e tentou tornar-se padre. O Demolidor tem uma mãe freira, já foi coroinha quando criança e sempre aparece confessando-se com um padre nas HQs. Hellboy, o pequeno ser filho de um demônio com uma feiticeira, mas de boa índole, também professa o catolicismo e anda sempre com um terço entre as mãos. Adaga, da dupla com Manto, também vivia tomando conselhos com um padre de sua paróquia. O Hulk casou com Betty Ross numa igreja católica e sua versão do universo Ultimate também já foi vista com um terço nas mãos. Outros heróis: Daimon Hellstrom (filho de Satã), Víndix e Aurora (ambos da Tropa Alfa), Justiceiro, Flama (Novos Guerreiros), Demônio Azul (DC), Caçadora (DC), Besouro Azul (DC), Satana e os X-Men Gambit e Banshee. Interessante notar que grande parte dos personagens católicos são representados como demônios ou com aparência demoníaca.

Capitão América, Lanterna Verde e Homem-Aranha são protestantes

Protestantes: Religião predominante nos Estados Unidos, tem vários heróis seguidores. Entre eles, o Capitão América, o Homem-Aranha e o Lanterna Verde. Nenhum deles deu uma prova conclusiva de sua confissão religiosa, mas tudo leva a crer nessa suposição. O Capitão América, pelo fato de representar o estilo de vida americano e o Homem-Aranha, principalmente pelas cenas do seu casamento e da sua Tia May terem sido realizados por um pastor. Outros heróis: Flash, Robin, Homem de Gelo.

Super metodistas

Metodistas: Os principais seguidores desta religião nos quadrinhos pertencem à família Super: Superman, Superboy (Conner Kent) e Supergirl. Criado no interior do Kansas, o jovem Clark Kent teria herdado esta religião de seus pais adotivos e frequentemente foi representado diante de uma dessas igrejas, inclusive na série “Quatro Estações”, onde toma conselhos com um pastor. Outros heróis: Amanda Waller.

Magneto, Lince Negra e Coisa: judeus da Marvel.

Judeus: Magneto é assumidamente judeu, pois foi revelado sua dura infância nos campos de concentração. O Coisa, do Quarteto Fantástico, também já professou essa religião em algumas histórias do grupo. Kitty Pryde, dos X-Men, é outra que pertence a este grupo religioso. Outros heróis: Sasquatch (Tropa Alfa), Coruja (Watchmen) e Dr. Samson.

Motoqueiro Fantasma e Vampira: Batistas

Batistas: Vampira, dos X-Men, já se declarou batista. Além disso, ela provém do sul dos Estados Unidos, uma região predominantemente batista. Outro que acredita-se pertencer a esta religião é o Motoqueiro Fantasma. Outros heróis: Míssil (Novos Mutantes), Vulcão Negro, Falcão e Raio Negro.

Punho de Ferro, Wolverine e Homem-Radioativo são budistas

Budistas: a galera zen dos quadrinhos é formada pelo Punho de Ferro, o Homem-Radioativo e Wolverine. Acredita-se que o Batman, como passou um tempo no Oriente treinando para ter o controle do corpo e da mente, tenha recebido ensinamentos budistas, mas também há provas que ele pertença à religião anglicana (abaixo). Outros: O Sombra, Arqueiro Verde II (Connor Hawke) e Homem-Múltiplo (X-Men).

Anglicanos: Mulher Invisível, Tocha Humana e, possivelmente, Batman

Anglicanos: A Mulher Invisível e seu irmão, o Tocha Humana, pertencem a esta religião. O Batman, como foi dito, recebeu ensinamentos budistas, mas as cruzes presentes nos túmulos de seus familiares são do estilo usado pelos anglicanos, daí a suspeita que o Homem-Morcego pertença a esta religião, embora ele não seja um frequentador ativo. Uma teoria interessante é que ele tenha sido educado nesta religião, mas depois do assassinato de seus pais, tenha desacreditado de tudo e se afastou. Outros heróis: os X-Men Fera, Jean Grey, Psylocke e Anjo também são personagens anglicanos.

Jimmy Olsen, seguidor de Lutero

Luteranos: O principal representante desta religião nos quadrinhos é Jimmy Olsen, parceiro do Superman.

os heróis egípcios: Ísis, Cavaleiro da Lua, Adão Negro, Gavião Negro e Mulher-Gavião

Egípcios: Ísis, Adão Negro, Cavaleiro da Lua, Gavião Negro e Mulher Gavião são heróis que cultuam divindades egípcias.

Representantes da Mitologia: Capitão Marvel, Mulher-Maravilha, Hércules (gregos) e Thor (nórdicos)

Mitológicos: a Mulher-Maravilha, o Capitão Marvel e Hércules são heróis baseados na mitologia greco-romana. Já Thor, Valkíria, Miragem (Novos Mutantes) e Gelo (Liga da Justiça) são heróis que provém da mitologia nórdica.

Os ateus: Lex Luthor, Arqueiro Verde, Vespa e Colossus

Há muitas outras denominações religiosas, mas com poucos personagens representando-as. Há também aqueles que não declaram abertamente sua religião ou são ateus, caso de Lex Luthor, o Vespa, Arqueiro Verde (Oliver Queen) e Colossus (X-Men).

O objetivo deste post não foi enaltecer nenhuma religião em particular, mas sim mostrar que a religiosidade está presente em todos os lugares, até mesmo nos quadrinhos, com toda sua diversidade de crenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário