domingo, 18 de julho de 2010

Ato médico - coisa de país subdesenvolvido


Infelizmente a categoria dos médicos está investindo pesado na aprovação da lei que regulamenta o ATO MÉDICO. Nesta proposta que já passou pela Câmara dos Deputados, prevê que todo o controle da saúde no Brasil deve ficar na mão dos médicos. Se um administrador hospitalar ( especialidade da administração), estiver à frente administrativa de um hospital, com a lei, isto será impossível, pois só poderá ser um médico. Outro caso que qualificará esta lei como abuso de poder nos procedimentos em saúde , é quando um pai desejar fazer a avaliação psicológica do filho, precisará ter a prescrição médica, isto já acontece no plano de saúde da UNIMED, os Psicólogos credenciados só podem atender se houver prescrição de um Médico (tudo bem que a UNIMED é deles), mas a saúde é de todos.

Como a saúde é uma área que só existe na relação interdisciplinar, com diferentes profissionais e especialidades - tipo: Nutricionistas; Fonoaudiólogos; Fisioterapeutas; Assistentes Sociais; Psicólogos; Dentistas; etc… , o ato médico trás a antiga idéia que saúde é coisa para médicos. Os poucos países onde esta lei foi aplicada, são subdesenvolvidos. Por isto que esta proposta é coisa de mentes subdesenvolvidas, de uma categoria que deseja fazer o controle na fatia financeira da saúde. Muitos amigos pessoais que são médicos, dizem que são contra esta lei, mas se omitem e permitem que o Conselho de Medicina fortaleça esta proposta politicamente. Tenho relatos de médicos que não falam sobre o tema com medo de sofrerem retaliação pelo sistema conselho de medicina. Coisa de mentes pequenas.

Como realmente estamos em um país subdesenvolvido, cujo semi-analfabetismo atinge 70 % da população, vejo que será muito difícil o ATO MÉDICO não virar lei de fato.

MAS, ENQUANTO ISSO, VAMOS ESPERAR O BRASIL SER CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL EM 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário